Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pontos Turísticos em...

Paris

Um dos pontos turísticos mais visitados de Paris é a Catedral de Notre Dame. A catedral, em estilo gótico, é muito, mas muito antiga. O início da sua construção foi em 1163. Fica localizada na Ilê de la Cité, no mesmo local onde anteriormente existiu a Basílica de Saint-Etienne (uma santa muito famosa na história de Paris).
À noite, em 2008
Ao longo dos anos a catedral foi sofrendo modificações e incorporando novos estilos de arquitetura. Durante a revolução francesa, quando todas as construções religiosas foram destruidas ou tiveram suas funções modificadas, ela foi saqueada e serviu até como depósito de alimentos. Em 1844 a catedral entrou em um processo de restauração que nos leva a sua atual apresentação.
Fachada principal - 2010
Foi nesta catedral que o fofo do Quasímodo viveu na linda história de Victor Hugo, adaptada pela Disney em um desenho (O corcunda de Notre-Dame) que fez todo mundo se apaixonar e desejar conhecer de pertinho o cenário do filme. 
2010

Foi lá também que Napoleão Bonaparte, aquele carinha megalomaníaco que queria conquistar o mundo inteiro, se auto proclamou imperador da França. A beatificação de Joana d'arc também aconteceu por lá.
Portal do Julgamento
Cada um dos portais da fachada principal conta uma história, este aí da foto é o central, se chama o Portal do Julgamento, e mostra o momento do julgamento final quando Jesus decide quem vai pro céu e quem vai pro inferno. Os outros dois portais são: o portal da Virgem e o portal de Sant'anna (mãe da Virgem Maria).
Galeria dos Reis
Logo abaixo dos portais está a Galeria dos Reis, o conjunto de 28 estátuas que causou uma certa confusão na época da revolução, porque os revolucionários acreditavam se tratar de estátuas dos reis da França. Essas estátuas foram então decapitadas, e só foram restauradas muitos anos depois. As originais estão no Museu de Cluny.
Interior da catedral
Por dentro ela é linda! Muito escura, quase sombria, com colunas altíssimas, arcos e diversos vitrais (nem dá para acreditar que um dia existiram vidros transparentes ao invés destes vitrais). Vale super a pena pegar o audio guia e conhecer a história da catedral, e o melhor, tem em português!!!
Rosácea do braço norte
Já fui 3 vezes na Notre Dame e até hoje não subi às escadarias que levam à torre da catedral, de onde se tem uma bela vista de Paris... Também nunca desci nas criptas que ficam abaixo da catedral, que abrigam ruínas romanas do período merovíngeo!!!
Mas já assisti à uma bela apresentação sobre a catedral e sua história em um vídeo exibido em um enorme telão dentro da igreja numa noite gelada, uma grata surpresa que tive numa tentativa de me aquecer.
Melhor do que eu ficar contando mil histórias sobre as esculturas e vitrais, é ir curtindo a catedral aos poucos com o audioguide, que além de bem explicativo é breve e sucinto. Para mim isso é fundamental, odeio aqueles guias com um milhão de explicações que acabam me dando sono.
E para finalizar, mais algumas imagens da mais bela catedral que já conheci na vida!





2011

2011
A catedral abre todos os dias, de 6:00 às 18:45 (19:15 aos sábados e domingos). O acesso a catedral é gratuito e feito através da entrada principal. As visitas à torre e a cripta não são gratuitas e o acesso é feito pela parte externa da catedral. Para subir até a torre tem que subir 387 degraus (não tem elevador) e custa 7 euros (gratuito para menores de 18 anos). Na cripta a entrada custa 3,30 euros.

2 comentários:

  1. Lindas fotos, Julie! Também nunca tive ânimo de subir lá em cima. De qualquer maneira, tem lugar com vista melhor de Paris. Da última vez que estive lá fiquei super feliz, a mulher da cripta me perguntou se eu era menor de idade pra pagar mais barato. Detalhe: tinha 28 anos. Ganhei o dia! rsrsrs
    Bjos
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana. Obrigada pela visita :) Sabe que eu sempre penso isso quando vejo a fila na lateral da catedral - "tem vistas melhores, não vou subir desta vez". rsrsrs
    E é sempre bom quando pensam que somos mais novas, né? Se bem que acho que eu não consigo mais passar por menor de 18 não... rsrsrs Mas qualquer dois anos a menos que me dêem e eu já fico toda boba :) beijossss

    ResponderExcluir