Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pontos Turísticos em...

Madrid

Dando continuidade aos lugares que conheci em Madrid, vou falar um pouquinho sobre uma pracinha fofa que fica bem no centro da capital espanhola, cujo o principal atrativo é um monumento em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes - A Plaza de España.
A praça é toda bem cuidadinha (ao menos era, no ano passado), bastante arborizada, com uma lagoa retangular central em frente ao monumento.

A partir da Plaza de España tem início a Gran Via e muito próximo a ela está o Palácio que mostrei no post anterior. 
No monumento central está retratado o próprio Miguel de Cervantes ao centro, e na frente dele duas estátuas de bronze representando Dom Quixote de La Mancha e Sancho Panza. Eses dois personagens fazem parte do livro clássico do autor - Dom Quixote - que conta a história de um cavaleiro que vive inúmeras e fantásticas aventuras pelo interior da Espanha, sempre acompanhado de seu fiel escudeiro. Este foi o livro mais famoso e popular de Cervantes.

Ao lado das estátuas de bronze vemos também mais duas figuras do livro, Dulcinéia e Aldonza Lorenzo. 

No topo do monumento, uma representação dos 5 continentes do mundo em figuras femininas, que ao mesmo tempo em que sustentam o globo terrestre, lêem o romance de Casmurro, mostrando o quanto ele é universal.

A praça é cheia daqueles artistas de rua, alguns até bem originais.  Dá para percorrer ela inteira e fazer todas as fotos necessárias em uns 15 minutos, e depois seguir direto para o Palácio Real, ou para a Gran Vía. 

Quando eu fui estava fazendo frio em Madrid (maio/2010), não dava para ficar muito tempo sentada apreciando a vida, mas acredito que seja bem legal fazer isso nesta praça numa época mais quentinha do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário