Pesquisar este blog

domingo, 13 de novembro de 2011

Pontos Turísticos em...

Punta del Este

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre um lugar lindo que eu conheci em 2009 - a Casa Pueblo. Ela se localiza em Punta Ballena, muito próximo a Punta del Este (15 km do centro). Fomos em junho, inverno, então foi tudo muito tranquilo: chegar, estacionar, passear pela galeria de arte, ver (ou desejar ver) o pôr do sol, tomar um café... Tudo sem cotoveladas e empurrões de turistas.
Esta é a antiga casa de veraneio de Carlos Páez Vilaró, e onde ele reside atualmente. Lembra muito as casinhas brancas vistas em Santorini, na Grécia. Ele mesmo projetou a casa e define o local como "um baú onde guarda seus tesouros".
Uma parte da casa foi transformada em hotel de luxo, para quem quiser (e puder!!!) se hospedar nesta construção dos sonhos. Se bem que dei uma fofocada pelo Trip advisor e as últimas pessoas que se hospedaram lá fizeram milhares de reclamações... Não posso afirmar nem negar, nunca me hospedei lá.
Bom, ao entrar na casa pueblo você pode visitar a galeria de arte moderna e depois subir para assistir a parte mais interessante do passeio, que é a Cerimonia del Sol. Todos os dias, durante o pôr do sol, acasa entra em silêncio profundo e das caixas de som espalhadas pelo local começam a sair o poema de Vilaró, na voz do próprio, em homenagem ao sol. Portanto o melhor horário para a visita é o fim do dia.
Como eu fui no inverno, e em um dia bem nubladinho, o mais próximo que eu obtive de um pôr do sol foi isso aí em cima!!! Mas mesmo assim foi bem emocionante estar presente naquele ritual, ouvindo as palavras do artista que ama tanto o sol que faz questão de saudá-lo todos os dias.
Depois de nos despedirmos daquele sol que não estava mesmo ali, nos sentamos no café do museu, e tomamos um cappuccino para nos esquentarmos, porque o dia estava gelado.
Não me lembro o preço na época, mas acho que atualmente está custando $7,50 dólares, menos de 15 reais, vale a pena... Vale mais a pena pela experiência do pôr do sol ao som de um poema recitado pelo próprio autor, e dono da casa. Então o melhor é tentar ir em um dia em que haja uma expectativa de um pôr do sol, ou ao menos um céu aberto como no dia em que eu fui.
Não achei site oficial, só o do hotel. Fui de carro que aluguei no aeroporto em Montevidéu e devolvi 3 dias depois, também em Montevidéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário